domingo, 16 de outubro de 2016

Cabelos crespos hidratados, com brilho e movimento


Cerca de 50% da população brasileira possui cabelos cacheados, sendo que só 15% alisam ou relaxam os fios. Cabelos cacheados necessitam de alguns rituais para mantê-los saudáveis, pois é um tipo de cabelo mais sofisticado que não aceita qualquer produto. Com isto, necessita de opções variadas e diferentes propostas. Por exemplo, o cabelo natural demanda produtos mais leves, desde o shampoo ao leave-in, assim evita acúmulo de umectante e não deixa o cabelo pesado.

Segundo o hair stylist da Aldeia Beleza, Tony Turbante, que cuida apenas de fios crespos, não é difícil manter os fios sempre hidratados, com brilho e movimento. “Aderir às técnicas de No/Low Poo (condicionador para limpar e shampoo com baixa espuma), são ótimas escolhas para preservar a hidratação diária, intercalando entre um e o outro”, diz ele. “Além destas, existem outras opções como o mousse, que se não for destinado a modelar cachos, pode ser uma cilada, pois deixa os fios duros, pesados e ao suar ele derrete e fica com aspecto melado. Para melhor resultado, ele deve ser passado no cabelo seco, pois assim modela e fortalece.”

O segredo do cabelo cacheado é preservar sua originalidade, respeitar a hidratação natural e evitar produtos que contenham petrolatos, parabenos e persulfato que, em longo prazo, podem entupir os folículos pilosos e trazer resultados enganosos ao prometido. Já para o cabelo mais poroso, grosso e com histórico químico é bom optar por produtos mais consistentes, hidratantes e óleos essenciais.

Para as mulheres que gostam de volume,Tony dá a dica é passar pouco produto, mas distribuir bem e abusar na secagem fazendo rolinhos com o dedo ou no difusor. Entretanto, para quem não gosta de volume é melhor optar em deixar o cabelo secar naturalmente, usando produtos mais hidratantes e densos. Um ponto decisivo é a escolha certa do corte, pois nele é possível resolver boa parte dos problemas de textura, volume, comprimento e pontas duplas.

“Não podemos esquecer os finalizadores, mas é preciso dar preferência aos que são de tratamento, como creme sem enxague em forma de máscara”, explica o hair stylist. Para aquelas que preferem um processo mais caseiro, pode finalizar com gel de linhaça que também modela e combate o frizz, assim como pode hidratar os fios com abacate, mel e óleo de azeite extra virgem.

Os cabelos que estão em fase de transição, do alisado para o cabelo natural cacheado, têm que ser cortados em menor tempo, já projetando corte com leveza e assimetria para o cacho se conectar ao cabelo. Os produtos usados têm quem ser os com maior fixação, estimulando uma filtragem de mecha a mecha, com o dedo e massageando no sentido do crescimento para fora, assim estimula a memória do cabelo cacheado. “Para todo tipo de cacho existe uma solução, basta seguir as dicas e fazer um corte que valorize sua autoestima”, finaliza ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário